BIOGRAFIA

Escritora da
Empossada 03/2019 Cadeira 22 
Academia Teixeirense de Letras-ATL


Empossada 08/2019 Cadeira 44 ACLAPT-CTC - ES.
Academia Capixaba de Letras







Patrícia Brito
Natural de Teixeira de Freitas/BA, graduou-se em Turismo, Ciências Contábeis e Letras, além de uma MBA em Comunicação Corporativa. A sua paixão por marketing e escrita é imensa, a ponto de sempre dedicar seu tempo em cursos e em treinamentos diversos.

Como autora, ela também vem desenvolvendo seu trabalho com entusiasmo, escrevendo para vários sites e marcando presença em várias antologias desde 2014. Em 2017, estreou como autora solo com o livro "Decidir, os caminhos da vida",  publicado pela Editora Saramandaia.  Em 2018, pela Editora PerSe, brindou seus leitores e admiradores com a obra "Cuida bem de mim!", ganhando um lançamento na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e uma homenagem da Academia Teixeirense de Letras. Ela também cultiva alguns prêmios literários: o Prêmio Castro Alves de Literatura e a Comenda Benfeitor Cultural da Humanidade.  E, em 2019, delicia-se com a imensurável conquista de tornar-se Membro Efetiva da Academia Teixeirense de Letras, tomando posse da cadeira 22. Avançando um pouco mais, tem sido bastante procurada para atuar na carreira de crítica literária, sem deixar, é claro, a simplicidade de ser apenas uma escritora que ama estudar livros e literatura em geral. 


Contato profissional:
E-mail: patriciabritoescritora@businesscomunica.com.br
Instagram Autoral: Clique aqui - @patriciabritoescritora
LinkedIn
Instagram ATL: link, clique aqui


A ATL foi fundada em 14 de março de 2016 e tem por finalidade difundir as letras nacionais e, também, incentivar a produção literária em Teixeira de Freitas e nas outras 12 cidades que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul.

A instituição literocultural é fruto do esforço de um grupo de intelectuais e artistas liderados pelo poeta e jornalista Almir Zarfeg que, conjugando esforços, resolveram transformar antigo sonho em realidade.

Assinaram a ata de fundação da ATL: Almir Zarfeg, Athylla Borborema[3], Cristhiane Ferreguett, Celso Kallarrari[4], Carlos Andrade, Marcus Aurelius, Ramiro Guedes e Castro Rosas.

A primeira diretoria ficou assim constituída: Almir Zarfeg (presidente), Athylla Borborema (vice-presidente), Cristhiane Ferreguett (secretária-geral), Celso Kallarrari (tesoureiro) e Carlos Mensitieri (diretor de eventos). São conselheiros: Carlos Andrade, Marcus Aurelius e Ramiro Guedes.

A instalação da ATL se deu em 4 de junho de 2016, no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, em evento solene aberto ao público. O poeta Castro Alves foi escolhido patrono-geral.

O brasão foi criado pelo Membro Honorário Elzo Bastos, a letra do Hino Oficial, escolhido em concurso interno, é do Membro Efetivo Marcus Aurelius. A melodia coube ao Membro Efetivo e maestro Orely Silva.

Já no primeiro ano de atividades, a ATL editou a antologia “ATL em Verso e Prosa!” e o “Prêmio Castro Alves de Literatura”.
(Fonte: Wikipedia.org)

Membros atualizados
Segue uma lista com patronos e membros efetivos da ATL:
...
Almir Zarfeg –– Sady Teixeira Lisboa (Saber mais - Wikipedia.org)
Athylla Borborema –– Isael de Freitas Correia
Cristhiane Ferreguett –– Mário Augusto Teixeira de Freitas
Celso Kallarrari –– Antonia Francisca de Medeiros Muniz
Carlos Andrade –– Padre José Koopmans
Marcus Aurelius –– Achiles de Jesus Siquara
Ramiro Guedes –– Ivan Rocha
Castro Rosas –– Amazias Barreto de Morais
Érico Cavalcanti –– Oswaldo Cohin Ribeiro da Silva
Carlos Mensitieri –– Francistônio Pinto
Fernando Lago –– Lenice Amélia de Sá Martins
Jomar Ruas –– Eugênia Viana Rodrigues
João Santos –– Rosália Pereira da Silva
Nildo Lage –– Cleicson Costa Barbalho
Armando Azevedo –– Almir Nobre de Almeida
Jean Albuquerque –– Deulisano Rodrigues de Souza
Haroldo Carvalho de Morais –– Elfesson Alves Carvalho
Edinar Cerqueira –– Sebastião Pereira dos Santos
Fabiano Novais –– Genivaldo Bispo de Oliveira
Fabiana Pinto –– Geny Abutrabe Guerra Pessoa
Orley Silva –– Godefrida Cornélia Johanna Maria Trimbos
Patrícia Brito (22) –– Vânia Abreu Marcacci
Gisele Ellen –– Miguel Geraldo Farias Pires
Edla Almeida –– Mônica Dallapicola
João Faustino –– José Resende Sobrinho
Oséas Moreira Lisboa –– Simplício Binas
João Carlos de Oliveira –– Sheneider Cordeiro Correia
Cássia Oz –– José Henrique dos Reis
Valci Vieira –– Antonio Garcia de Medeiros Netto
Maria Leôncio –– Edward Leôncio Nascimento
Rubens Amaral –– Amilton Curty
Samuel Alves Silva –– Nelson Borborema
Elias Botelho –– Moyses dos Santos Almeida
Luiz Brandão –– Frei Salésio Heskes
Joselito Souza Leite Júnior –– Raimundo Hermes da Conceição
Erivan Santana –– Ângelo Soares Dias (Posse 2019)
Luiz Carlos de Assis Júnior –– Dom Antônio Elizeu Zuqueto
Ademar Bogo –– Joaquim de Jesus Ribeiro
Rubens Floriano Santos –– Marieta de Azevedo Gazzinelli
Paulo Américo –– Gilson Roque do Nascimento


Comenda Benfeitor Cultural
da Humanidade 2017/18
Prêmio Caneta de Ouro 2017/18













O início:
SOB OLHAR DOS AMIGOS LITERATOS

Patrícia Brito é, antes de tudo, uma ótima leitora, daquelas viciadas em livros. Se não bastasse isso, ela adora resenhar os livros que lê, opinar sobre eles, indicá-los para seus familiares, amigos e... leitores. Isso mesmo. Patrícia mantém o blog “Leituras Plus”, em que não esconde de ninguém sua bibliofilia, isto é, seu amor pelos livros. Alguém com esse perfil só podia dar nisto: virar escritora! Portanto, meus parabéns! Meus votos de sucesso! Seja bem-vinda ao Clube!
Almir Zarfeg poeta, jornalista e presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL)  http://mapadapalavra.ba.gov.br/almir-zarfeg/

***
Patrícia Brito é uma das pessoas mais doces e empreendedoras que conheço. Uma escritora dedicada e corajosa, capaz de realizar aquilo que almeja. Desejo muito sucesso em sua caminhada. Ela tem a minha admiração. 
Valéria Martins, escritora e agente literária à frente da Oasys
Cultural www.oasyscultural.com.br
***

Patrícia é aquele tipo de pessoa cheia de energia, que tem coragem e garra para se envolver em vários projetos ao mesmo tempo, e não só consegue dar conta de todos eles, como ainda faz isso mantendo a simpatia e o sorriso sempre que a gente fala com ela, sem estar estressada pelo tanto de coisa que tem para fazer, e ainda te dar a maior força para você realizar o que deseja também. Desde que nos conhecemos no grupo de alunos da escritora Lycia Barros, que conversamos sobre seu sonho de criar um blog (o Leituras Plus), que reparei que ela corre atrás do que quer e faz as coisas com amor. Já li o livro Bastidores: Um dia na vida de um blog literário, em que ela conta sua experiência como blogueira, e adorei, com certeza vou conferir esse novo trabalho e já sei que vai ser sucesso também.
Escritor Laplace Cavalcanti - site: http://www.laplacecavalcanti.com/

***
A Patrícia é aquele tipo de pessoinha que vai chegando aos poucos em nossa vida, com seu carisma, humor e humildade, quando vemos, já faz parte de nossa vida e nos faz sorrir mesmo a milhares de quilômetros de distância. Tenho Certeza que "Decidir" é um pedacinho do coração dela, e não vejo a hora de ter esse tesouro tão precioso em minhas mãos. 
Viviane - http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

***
Ensaio sobre ela
Falar de Patrícia é falar com carinho, com ternura, é saber que alguém não se pode caber em poucas linhas e em alguns caracteres, por tanto, fica aqui um pequeno ensaio sobre ela. 
Patrícia era uma menina que sonhava em ser escritora, a vida seguiu seu curso. Sabe aquele tipo de ser humano que tem sempre um brilho no olhar, pois bem, o dela em especial brilha pela literatura, com pequenos intervalos nos boxes de F-1. Com muita inteligência ela uniu suas duas paixões que resultou em seu primeiro livro. Patrícia parece estar sempre correndo e buscando conhecer caminhos, histórias e saberes diferentes, para isso ela ler tudo que pode, sempre com ótimas indicações de sua biblioteca, e claro como uma leitora compulsiva não resiste a indicações literárias de seus amigos. 

Hoje Patrícia é uma mulher que empunha seu primeiro livro. Ela realizou um de seus sonhos de menina.
Kati Martins - Estudante de Letras - UNEB. Autora Crônica com Café.